As empresas de exploração enfrentam desafios para descobrir novos depósitos que valham a pena explorar e precisam operar com margens de lucro estreitas. Um equipamento analítico confiável desempenha um papel fundamental para uma operação de mineração lucrativa e “verde”.
A qualidade de um minério extraído do solo nunca é constante. Isso torna o monitoramento frequente de matérias-primas ,ou parcialmente processadas, uma parte crítica de todos os projetos de mineração. A Espectrometria de fluorescência de raios-X (XRF) surge como uma ferramenta de análise elementar versátil para aplicações geológicas e de mineração, soluções analíticas XRF para exploração mineral, extração e controle de teor.
O XRF funciona medindo a fluorescência secundária de raios-X gerada por elementos quando eles são excitados por uma fonte primária de raios-X. O analisador XRF pode medir a concentração elementar nas rochas. A concentração elementar pode ser usada para identificar o grau e desperdício e evitar a diluição do minério pela rocha estéril. As vantagens do XRF incluem:
- O XRF é rápido, analisa todos os elementos de um único espectro
- Analisa uma ampla gama de elementos, do carbono ao amerício
- Medr a concentração de elementos de traços (ppm) a 100%
- Preparação de amostra simples e rápida
- Fácil automação do processo e incorporação de mudanças de amostras robóticas
- Possibilidade de análise elementar não destrutiva do núcleo
Espectrômetros de fluorescência de raios-X de reflexão total
- S2 PICOFOX usado para medições no rio Reflexão total XRF (TXRF) é um método emergente para geoquímica aquosa, pós ou rochas digeridas na mineração. Limites de detecção até a faixa de ppb podem ser alcançados em pequenas amostras sem diluição, sem gás consumível e preparação de amostra simples. TXRF é um método ideal para testar efluentes, escoamento, água de poço, solo e outras águas residuais para metais pesados como cádmio (Cd), mercúrio (Hg) e selênio (Se).
- S4 T-STAR é uma fonte de excitação dupla, TXRF de 90 amostras de alto rendimento para medições de sódio (Na) a urânio (U), a ferramenta definitiva para cobertura total da tabela periódica