Cimento: Análise Acurada e Precisa de Elementos Maioritários e Minoritários em Cimentos De acordo com ASTM C114 e ISO 29581-2 / DIN EN 196-2
Introdução
A determinação rápida e precisa da composição elementar de todos os materiais envolvidos na produção de cimento são vitais para o sucesso do controle de qualidade do produto. A composição elementar é um parâmetro bem estabelecido para a qualidade do cimento.
É importante a determinação precisa de elementos maiores, como Ca, Al, Si e elementos menores, como Na, Mg, P, S, K, Mn e Fe.
A espectrometria de fluorescência de raios X dispersiva de comprimento de onda sequencial (WDXRF) é hoje bem estabelecida para a análise desses elementos para o controle de qualidade em cimenteiras. Este relatório demonstra o excelente desempenho analítico do S6 JAGUAR em termos de precisão e precisão, oferecendo também flexibilidade analítica para tarefas atuais e futuras.
O S6 JAGUAR
O espectrômetro S6 JAGUAR WDXRF oferece alta desempenho analítico em tamanho compacto: Equipado com o goniômetro HighSense, seu feixe intimamente acoplado e potência de excitação de 400 W, oferece excelente sensibilidade para cada elemento nesta classe de instrumentos. Equipado com três analisadores de cristal que cobre toda a gama de elementos, os detectores HighSense são capazes de trabalhar da faixa de ppm até 100% com um faixa linear de 2 Mcps.
Esta configuração permite que o S6 JAGUAR entregue facilmente Desempenho de conformidade com ASTM C 114. Equipado com um EasyLoad de 24 posições de amostras e TouchControl o S6 JAGUAR garante a produtividade ideal. Com sua tecnologia exclusiva SampleCare e a bomba de vácuo adicionada, ela oferece menor custo de operação e tempo de atividade ideal do instrumento. Ao adicionar o TouchControl, o S6 JAGUAR é fácil de operar e garante a integridade dos dados por sua operação à prova de falhas.
Preparação
Na indústria de cimento, a amostra é alimentada ao dispositivo diretamente como pastilha prensada ou como pérola fundida. A pérola fundida tem a vantagem de oferecer um resultado mais preciso em uma ampla faixa de calibração. Para a ASTM C 114 teste o S6 JAGUAR foi calibrado usando 7 amostras CRM.
Alternativamente, a Bruker oferece CEMENTQUANT, uma solução para calibração com pérolas fundidas que abrange os processos de fabricação em fábricas de cimento, e também atende com os princípios de boas práticas de laboratório (BPL). Isso inclui uma verificação da estabilidade do dispositivo e um teste da reprodutibilidade da preparação da amostra de acordo com com as normas internacionais ASTM C114, e ISO 29581-2 / DIN EN 196-2.
Medição e calibração
As medições foram realizadas no S6 JAGUAR com excitação de 400 W Rh. O tempo de medição por elemento foi selecionado para cobrir também uma faixa de concentração mais baixa na faixa de ppm e para lidar com a alta diluição das pérolas fundidas. O método de medição é mostrado na tabela 1.
Controle de qualidade do cimento: Resultados
Os resultados do teste de desempenho de acordo com a ASTM C 114 são mostrados na tabela 2 para amostra NIST 1880 b (material Standard de referência). O S6 JAGUAR oferece a precisão baseada em amostras de pérolas fundidas. Apesar do alta diluição e as baixas concentrações o S6 JAGUAR fornece sensibilidade suficiente em todo o elemento intervalo para obter as estatísticas de contagem necessárias.
Conclusão
O S6 JAGUAR oferece sensibilidades ideais com base em a excitação de 400 W e o goniômetro HighSense com sua óptica estreitamente acoplada, resultando em excelente análise, precisão e exatidão. Supera facilmente o controle de qualidade em fábricas de cimento de acordo com as normas estabelecidas ASTM C114 e ISO 29581-2 / DIN EN 196-2 e limites de qualidade internos típicos da empresa. Adicionando CEMENTQUANT e suas receitas otimizadas de preparação de amostras o S6 JAGUAR oferece alta precisão para uma ampla faixa de diferentes tipos de cimento. É, portanto, o ajuste ideal para controle de qualidade em fábricas de cimento e como instrumento de backup do maior equipamento de controle de processo WDXRF.
Este Material de Referência Padrão (SRM) destina-se principalmente à calibração ou avaliação de métodos para análise de cimentos e materiais de matriz similar. NIST 1880 b.
Fonte:
Lab Report XRF 150: Cement: Accurate and Precise Analysis of Major and Minor Elements in Cements According to ASTM C114, and ISO 29581-2 / DIN EN 196-2. Bruker AXS.