A técnica de Fluorescência de Raios X portátil, em amostras de alimentos e agriculturas, é valiosa para a indústria alimentícia e agrícola, desde a produção até o consumo, pois permite análises baseadas em ciência, para testes ágeis e análises aprofundadas de pesquisa, seja em laboratórios, instalações de produção ou em ambientes rurais.
Por exemplo, na agricultura, a análise de elementos com XRF pode ser usada para a verificação da presença de nutrientes essenciais, como verificar o conteúdo elementar em alimentos como ferro e cálcio no leite líquido e em pó. Além desta, é possível a detecção de ameaças relacionadas a elementos e metais contaminantes, como a monitoração de metais pesados como chumbo e arsênio no local ou em tempo real. Isso possibilita que as empresas assegurem a segurança e a qualidade nutricional dos alimentos em todo o mundo.
O que é a Fluorescência de Raios X
A Técnica de Fluorescência de Raios X (XRF), também conhecida como FRX, é um método analítico amplamente utilizado em todo o mundo para analisar a composição química de diversas amostras, incluindo uma variedade de materiais, como sólidos, líquidos, pós dispersos, dentre outros. Esta capacita a análise de elementos que vão desde o Berílio (Be) até o Urânio (U), abrangendo concentrações que variam de 100% a traços na faixa de ppm.
Além disso, o XRF portátil possui pacote de calibrações para analisar produtos alimentícios, embalagens e materiais de contato com alimentos, além de calibração de nutrientes e fortificantes que permite análise de 32 elementos em amostras sólidas e em pó. A sensibilidade dessa técnica a pequenas flutuações nas concentrações a torna um método excepcional para a análise de alimentos, cultivo, água e outros, essenciais para garantir a segurança, desde a fazenda até a mesa.
.
O XRF na Segurança Alimentar e Agrícola
Assegurar a segurança e o valor nutricional dos alimentos é de extrema importância, desde a fase de produção até o consumo. O recente aumento na presença de substâncias prejudiciais e na disseminação de produtos alimentares falsificados ou fraudulentos tem gerado maior conscientização pública e a implementação de regulamentações governamentais.
Com o equipamento portátil de Fluorescência de Raios X há uma metodologia de sucesso para diagnósticos de nutrientes, avaliação da eficácia de tratamentos, triagem de metais pesados e identificação rápida de ligas e metais em peças e equipamentos de processamento. O formato conveniente do XRF portátil é ideal para Controle de Qualidade/Garantia de Qualidade de alimentos em pontos críticos de matérias-primas, durante o processo e para produtos acabados.
O XRF portátil, na segurança alimentar e agrícola permite, então, maximizar saúde e segurança, qualidade e rendimento, lucratividade e sustentabilidade, em análises pré-processo, em processo e após finalização.
Conheça algumas das possibilidades do uso da Fluorescência de Raios X portátil
- Verificar a presença e a concentração de aditivos, conservantes e outros ingredientes em alimentos processados.
- Determinação das concentrações de metais tóxicos na água, solo, sedimentos e cultivos com padrões compatíveis com a matriz.
- Identificar adulterantes intencionais ou incidentais, como corantes de chumbo ou crômio, ou arsênio e bromo provenientes de pesticidas.
- Análise de matérias-primas: garante a consistência e qualidade dos produtos finais, verificando composição de ingredientes e insumos.
- Determinar o teor de nutrientes elementares em produtos, como selênio ou molibdênio em suplementos dietéticos ou ferro em ração animal.
- Garantir a conformidade regulatória: análises que permitem o cumprimento de regulamentações para a segurança e qualidade dos alimentos.
- Eficiência na Produção: identificação ágil de problemas de qualidade ou contaminação, evitando perdas na produção e reduzindo os custos associados a testes laboratoriais mais demorados.
Conclusão
A Técnica de Fluorescência de Raios X (XRF) é vital para a
indústria alimentícia e agrícola, garantindo a segurança e qualidade dos
alimentos em todas as fases, desde a produção até o consumo. Com análises
precisas em ambientes variados, a XRF é uma ferramenta essencial. Na
agricultura, ela verifica nutrientes e detecta contaminantes, assegurando a
qualidade global dos alimentos. Sua portabilidade facilita diagnósticos,
monitoramento de tratamentos, triagem de metais pesados e identificação de
ligas.
A XRF promove saúde,
qualidade e sustentabilidade na indústria alimentícia, otimizando a produção e
garantindo conformidade com regulamentos governamentais.
Quer conhecer mais das aplicações dos aparelhos de Fluorescência? Entre em contato com nosso time de especialistas e vamos te ajudar cotando a melhor opção!