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Trazendo ciência para a vida

Início » TechTalks » Análise do enxofre e metais em óleos e combustíveis
Petróleo

Análise do enxofre e metais em óleos e combustíveis

  • setembro 1, 2022

A análise de óleos e combustíveis possui uma enorme importância ambiental, além de se assegurar da qualidade. Em primeiro lugar, existem legislações a serem seguidas, como a MARPOL, que determina a quantidade máxima de enxofre em combustíveis marítimos, e outras que podem ser implementadas, como a PL 4.322/2021 que visa tornar o Diesel S10 obrigatório no Brasil.

A princípio, é conhecido que o enxofre liberado pela queima de combustíveis fosseis é um dos causadores do efeito estufa, sendo responsável pelas chuvas ácidas. Que ocorre em virtude da emissão de gases e partículas pelo tubo de escapamento de veículos, devido às reações químicas associadas ao processo de combustão que acontecem no motor. Ou seja, a emissão de SOx se dá pelo teor de enxofre no combustível utilizado.

Por consequência, há um interesse global na redução gradativa do enxofre em combustíveis e óleos, e existem vários estudos visando essa redução.

Por fim, cabe aos fabricantes destes óleos e combustíveis atestarem o nível de enxofre e outros metais presentes nos mesmos, neste artigo abordaremos estas legislações e quais equipamentos podemos usar para garantir isso.

Análise de óleos lubrificantes e a manutenção preditiva.

Surpreendentemente a análise de metais presentes em óleos lubrificantes é uma nova forma de se fazer manutenção preditiva, a quantidade de determinados metais presentes no óleo pode indicar o desgaste excessivo de alguma parte do motor ou equipamento industrial. Dessa forma é possível antecipar o problema, realizando uma manutenção preventiva antes de uma manutenção corretiva ser necessária. Uma vez que a manutenção possa ser feita e retomada de maneira controlada, os gastos são reduzidos, evitando surpresas e prejuízos.

Normas Técnicas para Análise Petroquímica de Enxofre

ASTM D7220 – Enxofre em Combustíveis Automotivos e Combustíveis de Jato por Espectrometria de Fluorescência de Raios-X Dispersiva de Energia Monocromática

Para gasolina, gasolina enriquecida com oxigênio (RFG), diesel, misturas de diesel/biodiesel contendo até vinte por cento em volume de biodiesel, querosene, combustível de aviação, misturas de combustível de aviação/biodiesel contendo até cinco por cento em volume de biodiesel e óleo de aquecimento doméstico número 2

Faixa de concentração: 3 – 942 mg/kg S

ISO 13032 – Baixa Concentração de Enxofre em Combustíveis Automotivos por Espectrometria de Fluorescência de Raios-X de Energia Dispersiva

Para gasolina automotiva contendo até 3,7% (m/m) de oxigênio (incluindo aqueles misturados com etanol até 10% V/V), e em combustíveis diesel (incluindo aqueles contendo até cerca de 10% V/V de éster metílico de ácido graxo ( FAMA))

Faixa de concentração: 8 – 50 mg/kg S

ASTM D4294 – Enxofre em Petróleo e Produtos Petrolíferos por Espectrometria de Fluorescência de Raios-X de Energia Dispersiva

Para petróleo e produtos petrolíferos, como óleo diesel, combustível de aviação, querosene, outros óleos destilados, nafta, óleo residual, óleo base lubrificante, óleo hidráulico, óleo bruto, gasolina sem chumbo, misturas gasolina-etanol e biodiesel

Faixa de concentração: 16 mg/kg – 5% S

ISO 8754 – Enxofre em Produtos Petrolíferos por Espectrometria de Fluorescência de Raios-X de Energia Dispersiva

Para produtos petrolíferos como nafta, gasolinas para motores sem chumbo, destilados médios, óleos combustíveis residuais, óleos lubrificantes básicos e componentes

Faixa de concentração: 300 mg/kg – 5% S

ISO 20847 – Enxofre em Combustíveis Automotivos por Espectrometria de Fluorescência de Raios-X de Energia Dispersiva

Teor de enxofre das gasolinas para motores, incluindo as que contêm até 2,7 % (m/m) de oxigénio, e dos combustíveis diesel, incluindo as que contêm até 5 % (V/V) de éster metílico de ácidos gordos

Faixa de concentração: 30 – 500 mg/kg S

Normas Técnicas para Análise de Óleos Lubrificantes

ASTM D6481 – Determinação de Elementos Aditivos em Óleos Lubrificantes por Espectrometria de Fluorescência de Raios-X de Energia Dispersiva

Óleos lubrificantes não utilizados e pacotes de aditivos

Elementos (concentrações máximas): P (0,30%, S (1,00%), Ca (1,00%), Zn (0,30%)

ASTM D7751 – Determinação de Elementos Aditivos em Óleos Lubrificantes por Espectrometria de Fluorescência de Raios-X de Energia Dispersiva

Óleos lubrificantes usados e pacotes de aditivos

Elementos (concentrações máximas): Mg (0,10%), P (0,125%), S (2,0%), Cl (0,05%), Ca (0,44%), Zn (0,14% ), Mo (0,05%)

O que esperar no futuro?

Marpol – Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios

Segundo a CNT (Confederação Nacional do transporte) a Marpol é um desafio ambiental. De acordo com essa convenção a meta estabelecida foi reduzir o índice de enxofre dos combustíveis usados no setor de 3,5% a 0,5% desde 2020. Dessa maneira a emissão de poluição no ar que é causado por navios deve cair de 5% para 1,5%

Em suma, isso deve ser adotado por todos os países que integram a ONU, embora países em desenvolvimento como o Brasil possam seguir o princípio de “responsabilidade comum, mas diferenciada”. Por outro lado, o Ministério do Meio Ambiente diz que o Brasil cumprirá todas as medidas cabíveis da convenção.

Projeto de Lei 4.322/2021 – Obrigatoriedade do Diesel S10

Atualmente os postos brasileiros vendem dois tipos de óleos diesel, o S500 e o S10, essa numeração diz respeito a quantidade de mg/kg de teor máximo de enxofre permitido em cada um deles. Com o propósito de reduzir o uso do diesel S500 no brasil nos próximos 3 anos (após a aprovação), uma proposta tramita no senado, visando tornar no fim deste prazo o diesel S10 obrigatório. Assim como também está contido na PL a redução do teor de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA), não podendo ser superior a 8% (oito porcento) em massa.

Retirada de chumbo dos combustíveis de aviação

Embora ainda não seja uma legislação, a FAA (administração federal de aviação dos Estados Unidos) anunciou um plano para eliminar o uso de combustíveis com chumbo de aeronaves até o ano de 2030.

Metais de desgaste em óleo usado

Esses aditivos contêm metais, por exemplo: bário, cálcio, zinco, chumbo, cromo, magnésio, antimônio, níquel, cádmio, mercúrio e molibdênio, que são adicionados ao óleo novo como composto organometálico, para melhorar o desempenho do óleo sob condições severas. Dessa forma, durante o trabalho do motor, os aditivos perdem suas características iniciais e metais como ferro, cobre, cádmio, zinco, níquel e chumbo aparecem no óleo, originados do desgaste das ligas metálicas que compõem as peças do motor. Por certo as concentrações desses metais tendem a aumentar com o uso do óleo, esses são os chamados metais de desgaste.

Elemento indicadorPeçaTransmissãoHidráulica
AlPistão, rolamentosBombas, arruelasRolamentos
TiPeças de turbina a gás, pintura  
CrAnéis, forros, escape
válvulas, chapeamento do eixo, aço inoxidável
RolamentosHaste
FeRevestimentos de cilindros, anéis,
virabrequim, trem de válvulas,
engrenagem da bomba de óleo
Engrenagens, discos,
rolamentos, eixo
Hastes, cilindros, engrenagens
NiChapeamento de válvulas, virabrequim,
eixo de comando
Rolamentos, haste 
CuResfriadores de lubrificante, haste principal e rolamentos, buchas, rolamentos de turboBuchas, embreagem
placas, lubrificante
refrigerador
Buchas, placas de encosto,
lubrificante refrigerador
PbRolamentos principais e de haste,
buchas, solda de chumbo
Bucha de bronzeBucha de bronze
SnSuporte de pistão, camada de rolamento, bronze, metal BabbitGaiola de rolamento 
AgBuchas do pino de pulso, solda de prataRolamentos de agulha TorringtonSolda de prata
Tabela com elemento indicador de desgaste em diferentes peças.

Análise por Fluorescência de Raios X Portátil.

Uma forma fácil, rápida e mais barata de realizar análise de óleos e combustíveis é o uso de analisadores XRF portáteis.

Em primeiro lugar, o método XRF é uma das técnicas analíticas mais utilizadas no mundo, usado para a determinação da composição química elementar de uma ampla variedade de amostras, incluindo sólidos, líquidos, pastas, gel, pó solto e óleos lubrificantes. Bem como o método já vem calibrado de fábrica e possui pacotes de calibrações específicos para atender essas legislações e limites.

Os XRFs portáteis são analisadores rápidos de vários elementos que não só são fáceis de usar, como também podem ser levados para qualquer lugar onde a análise de óleos for necessária. Isso inclui depósitos de manutenção, eventos de automobilismo, operações em mineração on-shore ou off-shore, a bordo de embarcações marítimas, na geração de energia locais e em plantas industriais ou petroquímicas. Pode até ser usado em linhas de produção e laboratórios.

S1 TITAN – Espectrômetro XRF Portátil
TRACER 5g – Espectrômetro XRF Portátil
CTX – Espectrômetro XRF Portátil

O uso do equipamento consiste em apontar o mesmo para a amostra a ser analisada e apertar o gatilho, em segundos os resultados são mostrados na tela.

Calibrações para Análise de Óleos e Combustíveis

Calibração para Enxofre em Combustíveis Marítimos – Calibração em conformidade com a Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL) – Enxofre (S) 0,1-1% em peso. Inclui consumíveis e amostras de controle de qualidade.

Calibração para Óleos e Lubrificantes – Análise de metais de desgaste amostras líquidas à base de óleo para verificar se há metais de desgaste em óleo usado, aditivos em lubrificantes e outros contaminantes em óleo que são indicativos de dispersantes de detergente, água salgada, vazamento de líquido refrigerante anticongelante ou sujeira e contaminantes no ar. Permite a quantificação de pelo menos 15 elementos (Mg, Al, Si, P, S, Ca, Ti, V, Mn, Fe, Ni, Cu, Zn, Mo, Pb), com faixa de concentração de ppm a 100% para maioria dos elementos, em óleos lubrificantes.

Aplicações para Análise de Óleos e Combustíveis

Aditivos em óleos lubrificantes

Atualmente quase todos os lubrificantes comerciais contêm aditivos, isso varia com o tipo de lubrificante, concentrações de aditivos variam de 100 ppm a mais de 10% de óleo formulado em volume. Enxofre, fósforo e molibdênio, por exemplo, são componentes comuns de aditivos de extrema pressão, além de existir vários outros aditivos com diferentes objetivos, isso deve ser monitorado para garantir a qualidade do produto.

Contaminação do óleo

Os contaminantes não vêm apenas de metais de desgaste ou aditivos, é provável que eles também venham da sujeira, de anticongelantes e até água do mar em ambiente offshore. Seja como for, é importante monitorá-los para manutenção preventiva.

Enxofre em combustíveis de aviões.

Os níveis de enxofre do combustível na aviação variam de 10 a 3.000 ppm, com níveis médios de 400 a 800 ppm. No entanto, diferente do diesel, a redução de enxofre no combustível pode causar uma redução na lubricidade que pode afetar o desempenho do motor da aeronave e do sistema de combustível. Por isso manter o nível ideal de enxofre é fundamental.

S2 POLAR – Espectrômetro Petroquímico para Análise de Óleos e Combustíveis

O S2 POLAR é um Espectrômetro de Fluorescência de Raios X por Energia Dispersiva, (EDXRF) é um equipamento de bancada que atende a todos os requisitos de análise de enxofre, de diesel a óleos crus com limites ainda menores. Isso também inclui o controle contínuo do processo de níveis mais altos de enxofre nas refinarias, bem como a análise dos produtos finais em conformidade com as normas de Enxofre Ultra-Baixo (ULS).

Além de medir vários elementos simultaneamente, incluindo elementos importantes no controle de processo, como Ni, V, Fe e CI, o S2 POLAR é adequado para todas as demandas analíticas de refinarias em um único instrumento. Assim como não é necessário nenhum tipo de preparo prévio, e por ser uma análise não destrutiva, isso possibilita que a amostra seja guardada para uma reanálise posterior.

S2 POLAR – Espectrômehttps://essencistech.com.br/produtos-solucoes/s2-polar/tro EDXRF

Além de todas as normas de óleos e enxofre citadas mais acima no texto, o S2 POLAR pode realizar a seguinte aplicação:

Óleos Comestíveis – Controle Rápido e Confiável de Processos de Refinaria

Podendo realizar controle de processo de refinarias de óleo comestível e de biocombustíveis, em ambos os casos com facilidade de uso, rapidez e qualidade analítica. Em tais processos de refinaria, ao lado de Cl e S, o P é um dos elementos-chave para o controle adequado do processo, pois os fosfolipídios podem ter um impacto negativo em várias etapas do processo e nas propriedades do produto final. Nesse caso, o P total é medido para monitorar a remoção de fosfolipídios em conformidade

Em biocombustíveis, elementos como P, S e Cl não devem exceder certos limites que podem ser facilmente monitorados com o S2 POLAR.

Fontes:

Fernanda Caroline Drumm, Ademir Eloi Gerhardt, Gabriel D’avila Fernandes, Patricia Chagas, Mariana Scheffer Sucolotti e Pedro Daniel da Cunha Kemerich (2014). Poluição atmosférica proveniente da queima de combustíveis derivados do petróleo em veículos automotores. Revista Eletronica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET. e-ISSN 2236 1170 – V. 18 n. 1 Abr 2014, p. 66-78.

Eva Lúcia Cardoso Silveira, Ronaldo Cunha Coelho, José Machado Moita Neto, Carla Verônica Rodarte de Moura e Edmilson Miranda de Moura (2011). Determinação de metais em óleos lubrificantes, provenientes de motores de ônibus urbano, utilizando a FAAS. Química Nova.

Projeto de lei limita teor de enxofre no óleo diesel rodoviário. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/12/28/projeto-de-lei-limita-teor-de-enxofre-no-oleo-diesel-rodoviario. Acesso em: 29/08/2022.

Used Oil Analysis with Portable XRF. Bruker. Application Note #1903.

Desafio ambiental: teor de enxofre no óleo combustível marítimo deve ser reduzido. Disponível em: <https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/desafio-ambiental-teor-exnofre-oleo-combustivel-maritimo-reduzir-2020>. Acesso em: 29/08/2022.

IMO 2020 sulphur limit implementation – carriage ban enters into force. Disponível em: <https://www.imo.org/en/MediaCentre/PressBriefings/Pages/03-1-March-carriage-ban-.aspx>. Acesso em: 29/08/2022.

Iniciativa promove a eliminação do chumbo dos combustíveis de aviação até 2030 nos EUA. Disponível em: <https://aeroin.net/iniciativa-promove-a-eliminacao-do-chumbo-dos-combustiveis-de-aviacao-ate-2030-nos-eua/>. Acesso em: 29/08/2022

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