A análise por Fluorescência de Raios X (XRF) é uma das melhores técnicas analíticas para realizar a análise elementar em todos os tipos de amostras (líquidos, sólidos ou pós).
A técnica de XRF combina maior exatidão e precisão, com uma preparação de amostras rápida e simples para a análise de elementos de Berílio (Be) a Urânio (U), em um intervalo de concentrações de sub-ppm até 100%. As vantagens do uso do XRF são sua precisão, tempo de análise rápido, a capacidade de apresentar uma amostra como um sólido, não um líquido, e sua natureza de múltiplos elementos.
A Fluorescência de Raios X por Energia Dispersiva (EDXRF) é a melhor escolha para aplicações dedicadas no controle de processo e de qualidade, com facilidade de uso e em tamanho compacto pois ela oferece flexibilidade analítica para tarefas de pesquisa e monitoramento. A Espectrometria de Fluorescência de Raios X por Dispersão por Comprimento de Onda (WDXRF) é conhecida por sua imbatível precisão, exatidão e confiabilidade. Esta tecnologia analítica robusta é indicada para todos os tipos de aplicações em indústrias como cimento, polímeros, refinarias, mineração e minerais industriais.
A técnica de FRX permite analisar uma gama grande de materiais, tais como Gesso, Calcário, Dolomita, Bauxita, Feldspato, Granito, Quartzo e Magnesita. Ela fornece uma solução análise de óxidos majoritários como Na2O, MgO, Al2O3, SiO2, P2O5, SO3, K2O, CaO, TiO2, MnO and Fe2O3 com faixas de concentração de poucos ppm até 100% e é, portanto, a solução ideal para a análise da matéria-prima em fábricas de cimento, em laboratórios de prospecção geológica e de controle e monitoramento de qualidade em operações minerais. Através dessa técnica também é possível realizar análise de impurezas ou elementos traços com extrema exatidão e precisão. Dentre alguns elementos que é possível analisar estão Sc, Ti, V, Cr, Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn, Ga, As, Rb, Sr, Y, Nb, Mo, Cd, Sn, Sb, Cs, Ba, La, Ce, Pb, Th, U).
A fusão de Metaborato de Lítio e a pastilha prensada são duas técnicas de preparação de amostra padrão da indústria para análise de Fluorescência de Raio x. As pérolas fundidas são usadas para analisar elementos de baixo número atômico e a pastilha prensada para aqueles de alto número atômico. A fusão envolve o aquecimento da amostra com Metaborato de Lítio em altas temperaturas, utilizando um cadinho de Platina e uma máquina de fusão, formando um disco de vidro e é apropriada para análise de elementos principais. Quando é necessário determinar o elemento residual ou as amostras contêm alta concentração de minerais de sulfeto, fusões especializadas são exigidas ou a pastilha prensada pode ser usada.