O que é o método TXRF?
A técnica de Fluorescência de Raios X por Reflexão Total (TXRF) é usada para análises elementares, cobrindo os elementos do Alumínio até o Urânio e ganhou grande notoriedade por não precisar de consumíveis, gases e refrigeração por Chiller, sendo uma alternativa mais barata aos sistema ICP-OES e AAS que são comumente usados para análises elementares. Bem como a técnica não precisa de calibrações diárias, economizando um grande tempo. Além disso, a análise elementar tem sensibilidade na faixa de ppb, em amostras como líquidos, suspensões, pós, partículas, filmes finos, tecidos, wafers e filtros, que podem ser preparados rapidamente.
Leia mais informações sobre o método aqui: Como a técnica de Fluorescência de Raios X por Reflexão Total (TXRF) funciona?
Preparo de amostras para TXRF
Líquidos e Suspensões: Análise direta ou simples diluição
- Líquidos: Água potável, água de consumo, bebidas, urina e outros fluidos corporais, solventes orgânicos, ácidos, bases.
- Suspensões e líquidos ricos em matriz orgânica: Águas residuais, água do mar, sangue, soro sanguíneo, tecidos, alimentos, nutrientes líquidos, sumos, soluções de lavagem, corantes, óleo.
Amostras Sólidas assim como amostras em Pó: Podem ser analisadas quantitativamente após a trituração e ressuspensão, evitando-se a digestão demorada e utilização produtos químicos perigosos.
- Sólidos, pós: solo, sedimentos, lodo de esgoto, minérios, comprimidos, polímeros, alimentos, plantas e materiais de madeira, lubrificantes, catalisadores, lascas de vidro, cinzas, pigmentos.
Partículas ou filmes finos: A aplicação direta de partículas ou filmes finos permite uma análise sem padrão da composição relativa do elemento.
- Nanopartículas, contaminações, proteínas, resíduos de tiro, películas, folhas, precipitados, aerossóis, cinzas.
Comparação de tempo de preparo de amostras
A princípio, o controle de qualidade e de processo efetivos requer o menor tempo possível até o resultado.
Qualquer vantagem resulta em:
- Maior quantidade de amostras analisada provendo uma melhor produtividade.
- Processos industriais estáveis devido ao retorno imediato.
Portanto ao evitar várias etapas de preparação encurtará seu tempo significativamente até o resultado como mostrado na figura ao lado.
- A digestão não é necessária para a maioria das amostras.
- O instrumento está calibrado de fábrica, o que economizará até 30% do seu tempo de trabalho diário.
- A quantificação com adição de padrão interno fornece resultados precisos automaticamente – esforço para treinamentos e padronização de laboratório serão minimizados.
Amostras Líquidas e Digeridas: Você precisará de apenas alguns passos para a preparação de amostras líquidas e digeridas.
Nota: Líquidos ricos em matriz orgânica deverão ter uma etapa de diluição.
Suspensões: A análise pode ocorrer logo após a diluição.
Amostras Sólidas e Pó: Os sólidos são moídos até o tamanho de partículas finas (<50 µm) e ressuspensos para análise direta sem digestão.
Partículas: A medida das micropartículas são semi-quantitativas e não destrutivas.
Etapa Geral: Por fim, para todas as etapas acima, após a amostra ser colocada no disco refletivo, é necessário uma etapa de secagem da amostra de aproximadamente 10 min para posterior análise no equipamento.
E então, como limpar os discos após a análise:
Nossos equipamentos TXRF
Veja mais informações no site da Bruker.